Escolha uma Página

Nunca o tema “crise” foi tão comentado como agora. A pandemia mostrou que nenhuma organização está imune a crises, independente do porte e do segmento.

Conhecer as causas das crises é essencial para que as organizações possam se preparar melhor para prevení-las e, se não for possível, responder adequadamente quando ela chegar.

As causas de uma crise podem ser das mais diversas. De ataques cibernéticos a acidentes ambientais, passando por discriminação e fraudes corporativas.

Nem sempre a causa é externa. De fato, a maior parte das crises acontece por erros de gestão dentro da própria organização.

De maneira figurada, as crises não repentinas eclodem pelos gestores não terem conseguido identificar uma “fumaça” em tempo, por acreditarem que não havia fogo por trás da fumaça, por não terem conseguido apagar o fogo adequadamente ou simplesmente por terem “fechado os olhos” para a fumaça, seja em função de outras prioridades, por falta de orçamento ou talvez por puro descaso.

Segundo o ICM Annual Crisis Report for 2019 as três principais causas ou categorias de crises corporativas em 2019 no mundo foram:

1) erros de gestão (20%);
2) assédio sexual (16%);
3) ataques cibernéticos (13%).

No artigo a seguir apresento um gráfico completo de evolução das causas de crises entre 2017 e 2019, com base neste relatório do ICM.

https://guardioesdereputacao.com.br/blog/de-onde-vem-uma-crise

http://%3Ca%20href%3D%22https//br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/projeto%22%3EProjeto%20vetor%20criado%20por%20freepik%20-%20br.freepik.com%3C/a%3E

Share This