Há 4 anos estávamos iniciando em São Paulo os trabalhos de um inédito comitê de Crises de Copa do Mundo para Coca-Cola FEMSA Brasil. Tive oportunidade de liderar uma equipe com três colaboradores e uma assessoria de comunicação parceira dedicados, além do apoio de mais três assessorias de imprensa em outras regiões.
Diariamente monitoramos notícias offline e online, incluindo as redes sociais. Fazíamos reportes e projeções de riscos diários e análises semanais para as equipes envolvidas e para as lideranças. Foi um trabalho que durou em torno de 40 dias consecutivos.
Eram muitos os temas sensíveis que poderiam gerar Crises.
Estavam em jogo a nossa operação de venda de bebidas do dia a dia, em meio a possíveis manifestações sociais, nosso abastecimento nos centros de treinamento e nos estádios, de forma a garantir o consumo seguro e sem falhas.
Estava em jogo a segurança dos nossos colaboradores que estavam espalhados por diversos estados, seja em estádios, em fan fests e também de nossos convidados e dirigentes brasileiros e estrangeiros que se movimentaram pelo país para assistir aos jogos.
Estava em jogo o encantamento dos nossos consumidores por meio das nossas dezenas de atividades de marketing, além de diversos outros aspectos. Felizmente foram poucos os incidentes no período e nada que tenha gerado alguma crise, mas o resultado do trabalho deu frutos além da Copa, com aprendizados imensuráveis de como gerenciar incidentes e prevenir crises, de maneira coordenada e estruturada.
No vídeo a seguir eu compartilho esta inesquecível experiência.
Comentários