Produtos e Serviços
CURSOS
Cursos presenciais e online (em breve) para profissionais de comunicação, mídias sociais, marketing, empreendedores, estudantes e todos os demais interessados em gestão da reputação de marcas e gerenciamento de crises corporativas.
Comunicação Corporativa | Reputação de marcas | Gerenciamento de crises (IMCR) | Redes sociais
Entre em contato conosco sobre disponibilidade de turmas. Condições especiais para grupos.
PALESTRAS E TREINAMENTOS CORPORATIVOS
Palestras de sensibilização de lideranças em Gerenciamento de Crises (IMCR) para organizações de todos os portes e atividades. Treinamentos de equipes de crises com discussão de casos, exercícios práticos e simulados de crises. Conteúdo customizado.
Assim como uma brigada de incêndio precisa estar treinada e sempre pronta para agir em incidentes, com a equipe de crises acontece o mesmo. Conhecimento, disciplina, entrosamento e prontidão são fundamentais na hora de reagir a incidentes graves. Para isso são necessários treinamentos regulares com as equipes corporativas e de unidades operacionais. A prática com exercícios que simulam situações reais de crise testa conhecimentos e habilidades dos participantes, além da capacidade decisória da liderança em situações críticas.
Produção de vídeo compacto de treinamento para replicação de conteúdo.
Treinamento para porta vozes (media trainning) para alta gestão.
Ter líderes preparados previamente para lidar com imprensa diante de uma crise é de extrema importância. Não basta ter as informações, mas saber como se portar diante de um jornalista e o que dizer pode fazer grande diferença no resultado das publicações. Para isso é preciso identificar entre os líderes os que possuem perfil mais adequado para esta função e treiná-los intensivamente nas pautas relevantes para a empresa.
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PALESTRAS E TREINAMENTOS CORPORATIVOS
Palestras de sensibilização de lideranças em Gerenciamento de Crises (IMCR) para organizações de todos os portes e atividades. Treinamentos de equipes de crises com discussão de casos, exercícios práticos e simulados de crises. Conteúdo customizado.
Assim como uma brigada de incêndio precisa estar treinada e sempre pronta para agir em incidentes, com a equipe de crises acontece o mesmo. Conhecimento, disciplina, entrosamento e prontidão são fundamentais na hora de reagir a incidentes graves. Para isso são necessários treinamentos regulares com as equipes corporativas e de unidades operacionais. A prática com exercícios que simulam situações reais de crise testa conhecimentos e habilidades dos participantes, além da capacidade decisória da liderança em situações críticas.
Produção de vídeo compacto de treinamento para replicação de conteúdo.
Treinamento para porta vozes (media trainning) para alta gestão.
Ter líderes preparados previamente para lidar com imprensa diante de uma crise é de extrema importância. Não basta ter as informações, mas saber como se portar diante de um jornalista e o que dizer pode fazer grande diferença no resultado das publicações. Para isso é preciso identificar entre os líderes os que possuem perfil mais adequado para esta função e treiná-los intensivamente nas pautas relevantes para a empresa.
CONSULTORIA PARA CONTENÇÃO DE CRISES EM ANDAMENTO
O cenário de crises é sempre complexo e exige decisões rápidas e assertivas. Contar com assessores especialistas na equipe de crise pode ajudar muito. Uma visão externa e experiente colabora para apontar caminhos a seguir e caminhos a evitar, em um momento crítico, quando qualquer decisão pode ter forte impacto para o futuro da crise.
Na maioria das vezes as crises se agravam não pelo motivo inicial da demanda, mas pela forma equivocada como as empresas lidam com ela em suas atitudes e na comunicação com os públicos. Falta de prática das equipes, envolvimento emocional dos empresários, pressão das redes sociais e da imprensa são aspectos que geram insegurança no momento mais crítico da crise.
A consultoria para contenção de crises em andamento é um SOS para a reputação de sua marca, com “kit de primeiros socorros” para este momento de grande vulnerabilidade e relevância. O trabalho começa com o entendimento do contexto gerador da crise, identificação da natureza do problema e causa-raiz, elaboração de cenários e preparação de planos de neutralização de curtíssimo prazo.
No entanto, há que se lembrar que crises quase sempre deixam rastros negativos mesmo após o término da turbulência e oportunamente estes rastros podem voltar a assombrar a empresa, se o pós-crise não for bem trabalhado. Desta forma, a partir dos aprendizados da crise, é importante desenvolver planos de recuperação da reputação corporativa no médio e longo prazo.
CONSULTORIA PARA CONTENÇÃO DE CRISES EM ANDAMENTO
O cenário de crises é sempre complexo e exige decisões rápidas e assertivas. Contar com assessores especialistas na equipe de crise pode ajudar muito. Uma visão externa e experiente colabora para apontar caminhos a seguir e caminhos a evitar, em um momento crítico, quando qualquer decisão pode ter forte impacto para o futuro da crise.
Na maioria das vezes as crises se agravam não pelo motivo inicial da demanda, mas pela forma equivocada como as empresas lidam com ela em suas atitudes e na comunicação com os públicos. Falta de prática das equipes, envolvimento emocional dos empresários, pressão das redes sociais e da imprensa são aspectos que geram insegurança no momento mais crítico da crise.
A consultoria para contenção de crises em andamento é um SOS para a reputação de sua marca, com “kit de primeiros socorros” para este momento de grande vulnerabilidade e relevância. O trabalho começa com o entendimento do contexto gerador da crise, identificação da natureza do problema e causa-raiz, elaboração de cenários e preparação de planos de neutralização de curtíssimo prazo.
No entanto, há que se lembrar que crises quase sempre deixam rastros negativos mesmo após o término da turbulência e oportunamente estes rastros podem voltar a assombrar a empresa, se o pós-crise não for bem trabalhado. Desta forma, a partir dos aprendizados da crise, é importante desenvolver planos de recuperação da reputação corporativa no médio e longo prazo.
RISK ASSESSMENT
Administrar riscos é mais fácil do que gerenciar crises. Considerando-se que a grande maioria delas acontece por problemas internos das organizações, há que se antecipar situações de crise para administrar aspectos que são controláveis e assim minimizar riscos do que não podemos controlar.
A melhor maneira para uma empresa começar a se preparar para crises é conhecer muito bem seu negócio e identificar seus processos críticos. Uma vez que se tenha um mapeamento dos principais processos que garantem a continuidade dos negócios, há que fazer uma avaliação crítica de vulnerabilidades destes processos, considerando probabilidade de ocorrência e relevância de cada um dos riscos potenciais em termos de impacto nos ativos das empresas. Estamos falando de ativos físicos como patrimônio, financeiros, de produtos, de informação, de pessoal e também ativos intangíveis como imagem e reputação.
Após a classificação destes riscos, deve-se elaborar e implementar, por prioridade, planos de mitigação no intuito de reduzir as vulnerabilidades detectadas e apresentar soluções que minimizem impactos negativos em caso de crises.
Identificação de riscos e vulnerabilidades em aspectos críticos ao negócio, avaliação crítica de planos de riscos e de continuidade de negócio existentes e elaboração de planos de mitigação para riscos reputacionais fazem parte do nosso trabalho de Risk Assessment
RISK ASSESSMENT
Administrar riscos é mais fácil do que gerenciar crises. Considerando-se que a grande maioria delas acontece por problemas internos das organizações, há que se antecipar situações de crise para administrar aspectos que são controláveis e assim minimizar riscos do que não podemos controlar.
A melhor maneira para uma empresa começar a se preparar para crises é conhecer muito bem seu negócio e identificar seus processos críticos. Uma vez que se tenha um mapeamento dos principais processos que garantem a continuidade dos negócios, há que fazer uma avaliação crítica de vulnerabilidades destes processos, considerando probabilidade de ocorrência e relevância de cada um dos riscos potenciais em termos de impacto nos ativos das empresas. Estamos falando de ativos físicos como patrimônio, financeiros, de produtos, de informação, de pessoal e também ativos intangíveis como imagem e reputação.
Após a classificação destes riscos, deve-se elaborar e implementar, por prioridade, planos de mitigação no intuito de reduzir as vulnerabilidades detectadas e apresentar soluções que minimizem impactos negativos em caso de crises.
Identificação de riscos e vulnerabilidades em aspectos críticos ao negócio, avaliação crítica de planos de riscos e de continuidade de negócio existentes e elaboração de planos de mitigação para riscos reputacionais fazem parte do nosso trabalho de Risk Assessment
IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE CRISES (IMCR), IN COMPANY
Consultoria presencial para elaboração de manual de crises (em diversas plataformas e formatos) conforme a realidade da empresa, formação de equipes de crises, implementação dos processos de gerenciamento de crises e de política de governança em gestão de crises. Este trabalho prevê apoio na definição dos responsáveis por crise nas áreas chave da empresa, identificação dos potenciais líderes e coordenadores de crise, estabelecimento de normas e fluxos de trabalho, modelos de relatórios, entre outros aspectos.
O primeiro passo para implementação de um processo de gerenciamento de crises é a elaboração de um manual de crises, com políticas e diretrizes, definições conceituais de incidentes e de crise e seus desdobramentos, planos de ação a serem acionados, as pessoas envolvidas e suas respectivas funções na equipe de crises, dentre uma série de outros aspectos. No entanto, não basta ter um procedimento escrito se a cultura da empresa não estiver preparada para lidar com este tema. A implementação de um processo de crise pressupõe a definição de uma governança para o tema, com participação ativa da liderança e o entrosamento entre as áreas e pessoas envolvidas. Para cada realidade é recomendado um modus operandi incluindo reuniões periódicas entre os membros, elaboração de relatórios de casos e análises, com compartilhamento de lições aprendidas. Uma implementação bem-sucedida de processo de crise não acontece de uma hora para a outra. Trata-se de um processo gradual, que envolve o amadurecimento da equipe nas rotinas estabelecidas. Há que se ter disciplina e espírito de equipe para evoluir a cada dia, sempre em busca de uma melhor preparação no sentido de evitar crises futuras ou, se elas se tornarem inevitáveis, lidar com elas de maneira profissional.
IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE CRISES (IMCR), IN COMPANY
Consultoria presencial para elaboração de manual de crises (em diversas plataformas e formatos) conforme a realidade da empresa, formação de equipes de crises, implementação dos processos de gerenciamento de crises e de política de governança em gestão de crises. Este trabalho prevê apoio na definição dos responsáveis por crise nas áreas chave da empresa, identificação dos potenciais líderes e coordenadores de crise, estabelecimento de normas e fluxos de trabalho, modelos de relatórios, entre outros aspectos.
O primeiro passo para implementação de um processo de gerenciamento de crises é a elaboração de um manual de crises, com políticas e diretrizes, definições conceituais de incidentes e de crise e seus desdobramentos, planos de ação a serem acionados, as pessoas envolvidas e suas respectivas funções na equipe de crises, dentre uma série de outros aspectos. No entanto, não basta ter um procedimento escrito se a cultura da empresa não estiver preparada para lidar com este tema. A implementação de um processo de crise pressupõe a definição de uma governança para o tema, com participação ativa da liderança e o entrosamento entre as áreas e pessoas envolvidas. Para cada realidade é recomendado um modus operandi incluindo reuniões periódicas entre os membros, elaboração de relatórios de casos e análises, com compartilhamento de lições aprendidas. Uma implementação bem-sucedida de processo de crise não acontece de uma hora para a outra. Trata-se de um processo gradual, que envolve o amadurecimento da equipe nas rotinas estabelecidas. Há que se ter disciplina e espírito de equipe para evoluir a cada dia, sempre em busca de uma melhor preparação no sentido de evitar crises futuras ou, se elas se tornarem inevitáveis, lidar com elas de maneira profissional.
MONITORAMENTO DE REPUTAÇÃO CORPORATIVA ONLINE E OFFLINE
Já se foi o tempo em que as empresas podiam controlar o que era dito sobre ela publicamente e um bom relacionamento com a imprensa evitava surpresas desagradáveis em relação a exposições negativas sobre as corporações e suas marcas.
Atualmente, com a Internet e as Redes Sociais, é possível que sejam feitas menções negativas online à sua empresa 24h por dia, 7 vezes por semana. Apenas uma minoria delas terá real potencial para transformar-se em uma crise de reputação. Porém, de onde menos se espera pode surgir um grande problema que afetará a imagem e credibilidade da empresa e de suas marcas. Por isso é necessário acompanhar a evolução de cada caso muito de perto.
Não monitorar profissionalmente a web e a imprensa para saber o que é falado sobre sua empresa, seu segmento e seus concorrentes, é como “estar cego em meio a uma batalha”.
Nosso trabalho neste sentido envolve, através de parceiros especializados, a elaboração e distribuição regular de clipping eletrônico de notícias e publicações na Internet sobre o segmento, cliente e concorrência, para monitoramento de cenários potenciais de crise e preparação de estratégias e ações de neutralização de possíveis ameaças e resguardo da reputação corporativa.
MONITORAMENTO DE REPUTAÇÃO CORPORATIVA ONLINE E OFFLINE
Já se foi o tempo em que as empresas podiam controlar o que era dito sobre ela publicamente e um bom relacionamento com a imprensa evitava surpresas desagradáveis em relação a exposições negativas sobre as corporações e suas marcas.
Atualmente, com a Internet e as Redes Sociais, é possível que sejam feitas menções negativas online à sua empresa 24h por dia, 7 vezes por semana. Apenas uma minoria delas terá real potencial para transformar-se em uma crise de reputação. Porém, de onde menos se espera pode surgir um grande problema que afetará a imagem e credibilidade da empresa e de suas marcas. Por isso é necessário acompanhar a evolução de cada caso muito de perto.
Não monitorar profissionalmente a web e a imprensa para saber o que é falado sobre sua empresa, seu segmento e seus concorrentes, é como “estar cego em meio a uma batalha”.
Nosso trabalho neste sentido envolve, através de parceiros especializados, a elaboração e distribuição regular de clipping eletrônico de notícias e publicações na Internet sobre o segmento, cliente e concorrência, para monitoramento de cenários potenciais de crise e preparação de estratégias e ações de neutralização de possíveis ameaças e resguardo da reputação corporativa.
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS, PLANOS DE AÇÃO E CONTEÚDOS DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Consultoria semipresencial para identificação dos principais Stakeholders, temas sensíveis, elaboração de estratégias de comunicação off-line e online, planos de comunicação e desenvolvimento de conteúdo ativo e preventivo, visando construção e manutenção da reputação de marcas.
São muitos os públicos que gravitam em torno de uma empresa. Colaboradores, clientes, consumidores, acionistas, fornecedores, imprensa, comunidade, entidades governamentais, ONGs, formadores de opinião, entre outros, são públicos interessados nos temas relacionados a empresa (denominados Stakeholders) e por isso devem receber atenção diferenciada. Saber a quem direcionar as mensagens, por que canais, com que conteúdo e com qual formato, faz parte do Plano de Comunicação de Crises.
Nas crises, as percepções muitas vezes valem mais do que os fatos em si.
Quanto melhor o trabalho preventivo de Comunicação na construção de uma boa imagem perante todos estes públicos, melhor é a blindagem da empresa para momentos de turbulência, quando a imagem corporativa e das marcas é colocada “em xeque”. Como agilidade é fundamental quando há uma crise em andamento, é de grande valia ter um plano pronto, com mensagens estratégicas (key messages) previamente elaboradas para divulgação.
Por outro lado, cada cenário de crise é diferente e precisa ser analisado com suas especificidades. Além disso, o público está cada vez mais exigente em relação ao tempo e teor das respostas, valorizando a transparência da informação e o diálogo humanizado. Na hora da crise respostas prontas e padronizadas não funcionam. Há que se elaborar rapidamente conteúdo de comunicação específico para cada situação, de maneira a atender as demandas, mas, ao mesmo tempo, com o devido cuidado para resguardar a empresa, seus colaboradores e demais públicos envolvidos. Afinal, quando se trata de reputação corporativa, estamos falando de um dos maiores ativos que uma empresa possui.
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS, PLANOS DE AÇÃO E CONTEÚDOS DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Consultoria semipresencial para identificação dos principais Stakeholders, temas sensíveis, elaboração de estratégias de comunicação off-line e online, planos de comunicação e desenvolvimento de conteúdo ativo e preventivo, visando construção e manutenção da reputação de marcas.
São muitos os públicos que gravitam em torno de uma empresa. Colaboradores, clientes, consumidores, acionistas, fornecedores, imprensa, comunidade, entidades governamentais, ONGs, formadores de opinião, entre outros, são públicos interessados nos temas relacionados a empresa (denominados Stakeholders) e por isso devem receber atenção diferenciada. Saber a quem direcionar as mensagens, por que canais, com que conteúdo e com qual formato, faz parte do Plano de Comunicação de Crises.
Nas crises, as percepções muitas vezes valem mais do que os fatos em si.
Quanto melhor o trabalho preventivo de Comunicação na construção de uma boa imagem perante todos estes públicos, melhor é a blindagem da empresa para momentos de turbulência, quando a imagem corporativa e das marcas é colocada “em xeque”. Como agilidade é fundamental quando há uma crise em andamento, é de grande valia ter um plano pronto, com mensagens estratégicas (key messages) previamente elaboradas para divulgação.
Por outro lado, cada cenário de crise é diferente e precisa ser analisado com suas especificidades. Além disso, o público está cada vez mais exigente em relação ao tempo e teor das respostas, valorizando a transparência da informação e o diálogo humanizado. Na hora da crise respostas prontas e padronizadas não funcionam. Há que se elaborar rapidamente conteúdo de comunicação específico para cada situação, de maneira a atender as demandas, mas, ao mesmo tempo, com o devido cuidado para resguardar a empresa, seus colaboradores e demais públicos envolvidos. Afinal, quando se trata de reputação corporativa, estamos falando de um dos maiores ativos que uma empresa possui.
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